terça-feira, maio 17, 2005

Final da Taça UEFA

Era um menino.

Era um menino e estava de azul escuro e luvas castanhas quando cheguei a casa. Tinha acabado de vir do desfile e lembro-me que estava cansado. Vi o essa final da Taça dos Campeões de pijama, sentado no sofá da sala. Foi no dia 25 de Maio de 1988. Lembro-me mal do jogo, quase nada, a não ser o vazio sentido quando o Veloso falhou o penalty que deu o caneco ao PSV. Tive pena. Essa é a minha primeira recordação de uma final europeia do Benfica. A segunda já estava na segunda companhia, no oitavo ano, e lembro-me perfeitamente. Acordei a pensar que podia acabar o dia como campeão europeu. Mas o Milan de Gullit, Van Basten e Rijkaard, de Ancelloti, Tassoti, Baresi, Maldini e Costacurta foi demais para Valdo, Mozer, Aldair e Companhia. Foi uma noite dificilde digerir, mais dificil que em 88.

Amanhã, em Alvalade, o Sporting e os sportinguistas têm uma noite destas. Das inesquecíveis. O adversário é complicado mas está longe de ser inacessível. E o Sporting joga em casa.

Eu, no recanto do meu lar, vou torcer pelo Sporting da mesma forma que o fiz contra o AZ (até a mim me surpreendeu o grito que dei no canto do Miguel Garcia).

Atenção ao Love e às arrancadas género Drogba, ao Gusev e ao Daniel Carvalho, às perdas de bola no meio campo e ao trinco, irmão do central, que ganha tudo de cabeça no meio campo. Depois é trocar a bola "à portuguesa", rematar que o guarda redes é meio mole, jogar insistentemente pelas faixas (costumam jogar com 3 centrais e isso obriga os médios a recuar) e meter no Liedson...que ele resolve.

Depois lá vos espero no Marquês! A saltar, gritar, cantar e chorar de alegria. Como uns meninos.

Um abraço,

Guifes

PS: O blogueiro pede ao leitor para não transportar a frase forte que fecha o post para outros contextos mais casapianos. Obrigado.

Sem comentários: