segunda-feira, janeiro 10, 2005

16ª jornada

Este fim de semana marcou um de dois cenários :o fim do principio ou o principio do fim.

Depois de perder em Alvalade, resta ao Benfica um de dois cenários. Um, aproveitar a série de quatro jogos (visitando apenas Moreira de Cónegos) para finalmente arranjar uma equipa tipo, começar a jogar futebol e encarreirar quatro vitórias seguidas; Dois, continuar a saga de péssimas exibições e maus resultados, perder pontos com Boavista, Académica (18º), Moreirense(16º) e Beira-Mar(17º) e restringir a época perfeita para ser campeão, à Taça de Portugal e à Taça UEFA (de onde, jogando assim, devemos sair brevemente).

Como obrigação para a 1ª opção resta ao Benfica (técnicos e dirigentes) separar o trigo do joio. Isso implica dar a titularidade a quem joga futebol e a quem se esforça por isso. Quem? De certeza que tem de passar por Moreira, Miguel , Ricardo Rocha, Luisão, Petit, Simão, Manuel Fernandes, Mantorras e Nuno Gomes (de quem quero pensar que ainda vai "regressar"), e que não pode passar por geovanni, zahovic e roger por falta de vontade, e por bruno aguiar, argel, fyssas, dos santos, karadas, paulo almeida e everson por falta de qualidade.
Para seguir pela 2ª opção, basta manter...

Quanto ao jogo em si, penso que o Sporting ganhou merecidamente porque foi a única equipa que quis ganhar o jogo. Quanto à arbitragem, penso que todas as decisões mais polémicas foram acertadas, à excepção da expulsão de Alcides, que é imerecida. No meu entender, não há falta, há simulação e devia haver 2º amarelo para Liedson. A haver falta, o que admito possível, o amarelo seria o cartão a mostrar. Mas a ser falha, não justifica nem por um minuto a falta de futebol da minha equipa.Reforço, vitória justa.

Quanto ao resto, o FC Porto continua a ser uma sombra da equipa dos dois últimos anos. Mais que a falta de Deco, Carvalho, Pedro Mendes, Alenitchev, Derlei, Carlos Alberto ou Paulo Ferreira, sente-se naquela equipa a falta de um treiandor à altura. E os jogadores devem sentir o mesmo. Grande Rio Ave, espremido, maximizado, potendciado, por um grande treinador, um amante do bom futebol. grande Carlos Brito.

Comentário final para o 1º lugar do Sporting. Mérito para a equipa e treinador que renasceram das cinzas, mas atenção. Se há algo que este campeonato já demonstrou é que ser-se primeiro, não significa nada!

Um abraço,

Guifes

Sem comentários: