segunda-feira, agosto 09, 2004

Esperado

Apesar da surpresa, e de acontecer a 3 semanas do inicio do campeonato cá do burgo, o despedimento do Gigi, não se pode dizer q não fosse esperado, o timing é q para mim foi cedo demais.
E porquê ? Como já tinha referido, ou neste mesmo espaço, ou pessoalmente a algum de vós, a contratação deste treinador não é tipica para o PC, é um treinador sem grande curriculo ( Mourinho e F. Santos também não ), mas com a agravante de ser um treinador estrangeiro sem qualquer contacto prévio com este peculiar futebol. Peseiro, esse seria uma contratação tipificada outrora, pois é um treinador jovem, com ambição e talento e já conhecedor destes ambientes "tugas" do pontapé na bola. Esse foi o meu receio, com a demora de Peseiro em assinar só após o despedimento oficial de F. Santos.
O Victor Fernandez, também é estrangeiro e com valor, mas mais dentro ( Benfica q o diga ) da realidade vizinha do seu país de origem, a Espanha, em vez da miopia italiana de só olhar para o seu umbigo.
As razões são, no meu entender, variadas, o facto de chegar atrasado e de faltar a uma reunião, apesar de grave não poderá justificar tudo. O cerne da questão residirá na dificuldade da equipa assimilar as questões tácticas ( sobrepondo-se aos jogadores ao seu dispor ) por parte do plantel, habituados a uma maior agressividade e a uma maior fluencia colectiva, q se traduzia em vitóras. Somando tudo isto, um ambiente degradado com as despensas efectuadas ( P. Assunção ) e por fazer ( Benny e Maciel ), os veteranos da mistíca portista cuidaram de comunicar ao papa, o seu desacordo com os ideias traçados por Gigi, q segundo revela a imprensa italiana, este foi o principal motivo do despedimento.
Gigi abarcou uma dificil tarefa, de segurar uma equipa bi-campeã nacional e vencedora de 2 competições europeias nas últimas épocas, da qual só estão cifrões no lugar das estrelas. Tendo q evitar a sangria e refazer tudo de novo, com os q ficaram a notarem a dificuldade do treinador em repetir épocas triunfantes, tudo desabou ... agora, para não cair depois.
Não pensemos q estão mais fracos, têm um extraordinário plantel ( + - 30 jogadores ), com matéria suficiente para revalidarem o titulo, o segredo é não menosprezar.
A diferença entre Gigi e Trapa, é q o primeiro sempre teve a sombra de Mourinho a perseguir-lo e para Trapa já não há sombra q o amedronte.
Força Peseiro, eu continuo a dizer q nesse campo a vantagem parte do nosso lado, pois o conhecimento do nosso campeonato, é para mim uma mais valia, mas não chega. É preciso mais ... muito mais .

Helder

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo alguns jornais desportivos, a lista de dispensados do Del Neri tinha um ponto em comum... com o próprio treinador! Parece que eram todos de tez escura, negros como Neri!
Para mim, era um galão escuro e uma bola de berlim!
DD