segunda-feira, agosto 09, 2004

Análise á dispensa do Del Neri - artigo de opinião by Narigus Cangurus

Parece que a sina dos treinadores italianos a treinarem equipas portuguesas continua... só espero que o Trappatoni seja a excepção á regra!

A primeira curiosidade neste despedimento prematuro do Del Neri, é que se fosse no Benfs, a cobertura jornalistica e os comentários á situação seriam exponencialmente muito maiores! Concordo com o LFV neste aspecto, mas acho desnecessário fazer declarações públicas sobre as situações nos rivais, apesar de saber que o PC faria exactamente a mesma coisa... hábitos e virtuosismos estúpidos típicos do nosso futebol!

A minha opinião sobre este assunto é muito clara: toda a gestão do plantel portista é feita pelo PC e apenas treinadores com estatuto adquirido conseguirão manobrar e impôr parte da sua vontade sobre as figuras portistas com peso histórico (PC, Jorge Costa, V. Baia, Reinaldo Teles, etc). O PC, com todo o seu conhecimento sobre futebol decidiu intervir segundo a máxima “mais vale prevenir”. O Del Neri quis impôr o seu modelo de jogo, em clivagem evidente com o sistema táctico do Mourinho, e segundo se fala propôs dispensas de jogadores com estatudo adquirido ( C. Alberto ?). O PC admite o erro na contratação do treinador e decide agir sem demoras. Gostaria que o Damásio tivesse tido a mesma atitude quando o A. Jorge dispensou toda uma equipa campeã (apenas ficaram o JVP e o Helder), a incontornável diferença é que um percebe muito de futebol e o outro nem vale a pena comentar.... A rápida contratação do Victor Fernandéz é mais um sinal de eficiência da bem oleada organização portista. Apesar de ter sido a 3ª escolha, reconheço competência neste treinador, que incute um carácter ofensivo e de gestão da posse de bola nas suas formações (Celta 7 – 0 SLB, lembram-se?).

Ilações a retirar da situação: o Porto parte desvantagem para o campeonato relativamente a toda a definição táctica, de modelo de jogo e principalmente do conhecimento do plantel por parte do treinador. Mas se o bloco basilar do plantel (Jorge Costa, Baia, Derlei, etc) foi uma das causas para esta situação, também representam a garantia que o plantel irá procurar corresponder ao seu real valor. Não se enganem, pois a fraqueza de hoje é momentânea e o futuro irá provar que a atitude do PC talvez tenha sido a mais correcta e no timing ideal.

Narigus Cangurus

Sem comentários: