sexta-feira, abril 29, 2005

A mei(a)o do sonho ...

Foi a primeira vez q assisti ao vivo a uma meia final de uma competição europeia, e finalizado o jogo ficamos como q numa dúvida q por certo acercou-se de muitos daqueles q como eu partilham o sonho de assistirmos a uma final europeia do nosso clube, no nosso estádio, na nossa capital e no nosso país ... Foi ou não um bom resultado ?

Antes do encontro, sem ter visto o AZ a jogar, diria q 2-1 era um resultado curto ( e é de facto ), pois estes rapazes, são inexperientes, e vão tremer de jogar numa competição a este nivel, e q a sorte os tem acompanhado até aqui ... e isto tudo somado perante o SCP iria desiquilibrar a balança para o nosso lado.

Depois do encontro e da forma como correu, considero q perante a perspectiva do empate, esta vitória poderá ser muito importante, pois além de + 3 pontos para Portugal e de cumprimos a nossa "função" de vencer em casa, deu-nos vantagem para a 2ª mão ( apesar daquele golo sofrido ), onde os holandeses terão q ser + arrojados ( como o Feyenoord ) e a velocidade dianteira do SCP poderá "matar" o jogo. Mas esta equipa holandesa não anda ainda por estas bandas por mera sorte, são um conjunto carregadinho de qualidade técnica e táctica, muito certinha no q faz, ciente das suas limitações ... e nada mais perigoso de q uma equipa q se conhece e q conhece as suas limitações ...

Sendo assim, apesar do resultado periclitante, o q mais me assustou foi a incapacidade fisica / mental por parte do SCP em acelarar o jogo, em busca da nesga para furar, com meia duzia de rapazes sportinguistas completamente de restos : Rogério, Custódio ( fora de forma ), Roca, PBarbosa, HViana ( fora de forma ), Douala ( fora de forma ), e Sá Pinto ... só falando de alguns.

O SCP está preso por arames, o q equivale dizer q a superliga está perigosamente dependente do resultado deste fim de semana, e q o mais certo é a corda acabar por partir mesmo ... sendo assim esta semana a época está em discussão para os lados de Alvalade, ou estão na final e em luta até ao fim da liga, ou perdem em Braga ou na Holanda, ou nos dois e a época acaba no orgulho de vencer o SLB na Luz ( muito pouco para este clube ).

O jogo em si foi fraco, sem velocidade, nem rasgos ou simples mudanças de flanco bruscas para surpreender o adversário ... nada ... até na 1ª tentativa os holandeses marcaram com uma eficácia de 100%, e se o empate a zero satisfazia, então em vantagem era maravilhoso.
Durou 1 minuto e reposta a igualdade num rassalto aproveitado por Douala. Na 2ª parte com a entrada de Moutinho o SCP foi mais agressivo na busca da bola, e deixou de jogar + horizontalmente para aplicar-se mais vertical no alcance da baliza e tornou-se + pressionante e mais perigoso. Perigoso e baliza foram 2 palavras sempre frescas no léxico holandês, com Ricardo a brilhar na desalinhada defesa.
Tudo muito arrastado até Pilinha tirar as medidas e arrancar um pontapé de 30 m com a bola a entrar junto ao poste, com a força, colocação e acima de tudo espontaniedade do remate do chileno, q nos coloca em vantagem para a 2ª mão, num campo estilo o do Farense, com muita pressão ... como o champagne,q espero eu, jorre nas gargantar lagartas na noite de 18 de Maio, a festejar esta inédita vitória ... Desculpem, mas eu continuo a acreditar e a sonhar ...

Para finalizar, deixo-vos umas curiosidades ...

- Sporting foi a unica equipa a vencer na 1ª mão desta 1/2 final, logo sendo a mais bem colocada para passar à final.
- É a equipa presente na UEFA, q está mais bem colocada para vencer o seu campeonato : AZ em 3º, Parma para não descer, CSKA em 8º ...
- O SCP passou sempre perante holandeses.
- O AZ nunca perdeu no seu estádio para as competiçõs europeias ( 5 presenças, acho eu ).
- O AZ não perdeu este ano para o seu campeonato, no seu recinto.
- O AZ tem 2 defesas titulares lesionadose perdeu o trinco e outro defesa por amarelos, voltando 1 defesa titular, pois limpou amarelos.
- O SCP tem em risco, caso passe, Enak, Custódio e Sá Pinto.

É preciso repetir a exibição e o resultado da banheira de Roterdão ... eu acredito ...

Abraços,


Helder

Sem comentários: