sexta-feira, abril 15, 2005

BRAVO!

O que interessa está feito e o que fica para a história é a passagem a uma meia final de uma competição europeia, num jogo emocionante com reviravolta à mistura , neste (4ª Equipa portuguesa em 3 anos!)caso, a Taça UEFA!

Foi um jogo atípico. Um daqueles em que se pode dizer que o futebol é imprevisivel.

O jogo começou como viria a acabar. Sporting por cima, muita pressão, muito Moutinho. Oportunidades de golo umas atrás das outras, até que ....pimba! Ou melhor, Polga! Que patada! 0-1 e lá em casa temeu-se que a lagartada ia ver o sonho desfeito.

O melhor estava agora para vir. Mesmo quando os Orcs ingleses se preparavam para invadir a fortaleza verde, eis que surge Moutinho Baggins a centrar, num lance absolutamente inofensivo, e Niculae, nas costas de um central de má qualidade a facturar. Até aos 45 do primeiro tempo, Moutinho teve o golo do mês nos pés, mas Given negou. Bonito. 1-1 ao intervalo. A esperança ainda espraiava.

Na segunda parte, de novo um bom começo mas com menos intensidade. O Sporting parecia não ter argumentos, mas eis que surgem dois factores decisivos para o jogo. Dyer (de longe o melhor inglês!) lesiona-se e Peseiro faz saltar Barbosa do banco. Sinceramente, não compreendo! Barbosa está num excelente momento de forma. Ou está bom e joga de inicio, ou está lesionado e não está no banco! Com a entrada de Kluivert (com imensos kilos a mais!) o Sporting deixou de ter de se preocupar com o espaço atrás dos defesas, pois tanto o gordo holandês como o velhito Shearer já não estão para correrias. Foi forçar a defesa e meio campo ingleses, trocar a bola e pressionar. Surgiu Rochemback em melhor plano e as muralhas cairam. 2-1, 3-1, 4-1. Souness não podia mexer mais, Peseiro estava nas nuvens! Grande vitória da melhor equipa.

Individualmente destaco Moutinho que esteve brilhante, Barbosa que é brilhante, Rogério, Douala e Rochemback pela ponta final e Sá Pinto e Carlos Martins que estiveram muito apagados.

Em conclusão, o Sporting continua a mostrar que é brilhante do meio campo para a frente, pressionante, rápido, tecnicista, e que tem excelentes jogadores, mas que por jogo, concede sempre duas, três ou quatro oportunidades de bandeja ao adversário.

Agora frente ao AZ, o Sporting vai enfrentar uma equipa muito mais "equipa", cheia de jovens talentos holandeses, pondo frente a frente dois dos melhores fornecedores de jogadores de nível dos campeonatos mais fortes, Portugal e Holanda (Argentina, Brasil e França fecham o lote).

Muito boa sorte para esses jogos e espero que passem!

Um abraço,

Guifes

Sem comentários: