segunda-feira, abril 11, 2005

28ª Jornada – O que tem de ser!

A resignação à frieza de uma realidade adversa, é a primeira fase da recuperação. Custa, porque 6 pontos eram muito melhor que 3. Custa porque jogámos mais e melhor, porque procurámos sempre a vitória e corremos riscos, procurando ser felizes.

Embora tenha visto só parte do jogo, tendo ouvido o relato de grande parte, a ideia de todos quantos viram o jogo é que o Benfica não teve tarefa fácil para domar o adversário, mas conseguiu fazê-lo durante cerca de 60 a 70 minutos. Melhor ataque, melhor defesa e melhor meio campo. Melhor futebol, em resumo. Mas ....a frieza de Miguelito no minuto 91 e a falta dela na defesa do Benfica, para que pelo menos um ponto tivéssemos garantido, vai ser o que vai ficar para história. E como pode vir a ser importante esse ponto. Como Benfiquista, hoje e nunca ontem, dou esse ponto de barato porque em troca vi ambição, querer, futebol e uma equipa. E pontos destes temos perdido poucos. Viva o Benfica, ainda estamos no topo!

Individualmente destaco Trapatoni, menos bem. Não basta ter uma cartilha de substituições para ser treinador. Tem de se ler o jogo. E se a entrada de Karadas acentou o ímpeto de ataque, já as saídas de Nuno Gomes e Geovanni tiveram o efeito contrário, partindo a equipa e deixando o meio campo à mercê de Carlos Brito, que mais astuto, percebeu que bastava pôr velocidade na frente e iria ter oportunidades para marcar. Bastou uma. Destaco ainda Manuel Fernandes, num bom jogo, e dos Santos sempre muito bem...fora o lance do golo! Quanto às declarações de Petit, nada que um pedido de desculpas por estar “de cabeça quente” não resolva. Mas tem de aparecer já! Se não, foi uma saída infeliz e despropositada.

Este era, como disse na semana passada, um dos possiveis campos onde o Benfica poderia perder pontos. Seguem-se agora 4 jogos fundamentais, para Benfica, Sporting e Braga. Para nós duas recepções a equipas exímias no contra ataque e duas deslocações a campos de aflitos. Para o Sporting, um jogo contra o aflito Moreirense, fora, a recepção à frágil Académica, uma “final” em Braga e a recepção ao excelente Guimarães! Com taças pelo meio, a ver vamos como chegam ao derby.

Quanto ao Porto, não vi absolutamente nada sem ser o resultado, pelo que apenas sei que não pontuaram.

Já o Sporting ao pouco que vi, fez um jogo em que o momento alto veio aos –5 minutos, com o golo do Rio Ave. Depois noventa minutos penosos de mau futebol, e Liedson a resolver. Um golo mal anulado para McPhee, um fora de jogo importante mal tirado a Moutinho e dúvidas (só eu porque ainda não ouvi ninguem comentar o mesmo) no posicionamento de Polga no lance do golo. Seja como for três vitórias em jogos bem dificeis (recebendo Porto e Beira-mar o Benfica perdeu...6 pontos!) e o campeonato relançado!

Lá por fora o Real em grande, o Chelsea quase no topo do mundo e Milan e Juve sempre taco a taco.

Um abraço,

Guifes

Sem comentários: