terça-feira, março 22, 2005

SPORTING - 2 FC PORTO - 0

Foi um clássico daqueles que sublinha a regra. Num jogo destes, não há favoritos, nem tácticas vencedoras por si só . E desta vez, não ganhou quem quis muito ganhar, mas quem fez tudo para perder.

1ª Parte.

O Porto entrou melhor, a pressionar e a obrigar os centrais do Sporting a chutões para a frente. Maniche, Costinha e Ibson tinham Moutinho controlado, Sá Pinto desligado e Barbosa sob observação. Mas zero de ocasiões de perigo.

Depois surge Douala, surgindo também Nuno Valente, em contraposição. Valente (o tal Leandro não era rapidíssimo?), sem cobertura do médio, não dava conta do camaronês que era o único a criar perigo. De resto, Liedson estava controladíssimo pelos centrais, e o Sporting, embora mais dominador, nunca chegava com perigo à àrea tripeira.

Importante. Benny é expulso. Bem expulso, claro está. O Porto não se ressentiu da saída do avançado, mas percebeu que a táctica teria de mudar. Até ao intervalo zero-zero em tudo. Agora cheira-me a sumaríssimo ao Rui Jorge, por tentativa de agressão ao Benny. E sem saber como o Sporting já estava em vantagem!

2ª Parte

Quaresma sozinho é insuficiente. Couceiro espera para ver se num canto, livre ou numa Ricardisse, Cristo é do FêCêPê. Peseiro, igualmente, com mais um, nada faz. 21 jogadores, mais dois treinadores, tudo em expectativa. Já nem falo de quem estava no estádio ou a ver pela televisão...

Realmente o jogo estava enfadonho. Mas, eis que Viana levanta a cabeça, faz um passe a virar o flanco, Barbosa faz uma recepção fabulosa, centra para Liedson e Seitaridis levanta a mão e diz "Altolákis 'to ainda tá equilibrado!". E pimba, mais um expulso. Excessivo o vermelho? Acho que não, pelas mesmas razões apresentadas pelo Helder. Mas ainda que fosse injusto, o àrbitro mandou seguir e isso é que conta. (ai não, isso foi na Luz!). Resumindo, penalty e 1-0! E cá estava o resultar de uma das tácticas. Perdido Peseiro, sem saber muito bem como, estava a ganhar a Confuso Couceiro por um golo, dois homens e um palmo!

A seguir, confesso, fui do Sporting, uns bons dez minutos. Esperei ansioso que Peseiro saísse daquela casca e partisse para a goleada. Já estava a ver as capas dos jornais "0-8 nos últimos dois jogos.", "FC Porto bate no fundo" "Confirma-se! Pinto da Costa condenado a 20 anos de sodomia, por assassinato de equipa campeã europeia!". Em vez disso,... Miguel Garcia. Sem palavras. E aí, estou como o Súcia. Se o Sporting empatar com o Porto em pontos no fim do campeonato, e perder o que quer que seja por golos nos confrontos directos, o Peseiro merece ir para a estátua do Marquês, um ano, pedir desculpa! É que nós ainda temos o Olegário para linchar se isso acontecer, agora os lagartos....

Resumindo, 2- 0, três pontos no saco, e primeira derrota do FCPorto fora de portas. O resto, é tanga! Agora a seis do primeiro lugar, o Sporting tem consciência que ao calendário mais difícil dos três grandes (tudo na teoria, claro está!) ainda juntou as lesões de Enak, Roca, Custas (tb tem direito a diminutivo!) e dois jogos com o Newcastle bem à séria! Há esperança? Deve haver, pelo menos talento há em muitos pares de pernas do plantel.

Destaques individuais para Moutinho, Enak e Douala do lado lagarto e para Baía, do lado tripeiro. Ressalvo a conduta anti desportiva de Maniche (que estava a pedir para sair, fosse como fosse), a roçar o Tiaguismo.

A ver vamos! Viva o Benfica!

Um abraço,

Guifes

Sem comentários: