quinta-feira, julho 15, 2004

Warning - TESTAMENTO! - Lêr por vossa conta e risco - Narigus "Turcus" Cangurus

100% a favor da venda do Tiago. É pena é o mercado estar tão em baixo, pois se 10 milhões de euros é um bom valor nos dias de hoje, fica aquem do real valor que este jogador teve na equipa do Benfs nos últimos anos. Mas esta saída é natural face ás reacções de um jogador que desde que se começou a especular sobre clubes de renome interessados nele nunca escondeu uma vontade de emigrar o mais rapidamente possivel. A desculpa Veiga foi apenas isso mesmo... mais uma desculpa para forçar uma saida em que apenas se poderá compreender as atitudes do jogador caso o Benfs tenha faltado ao prometido e não tenha melhorado o seu salário face ao seu estatuto na equipa. Enfim, qualquer que seja a verdade a questão é que o Tiago era um jogador desmotivado e sem vontade de continuar, por isso esta época nunca veriamos um Tiago ao seu nível no Benfs. Assim é preferivel que saia com proveitos financeiros como há muito não se viam na Luz . Infelizmente, provavelmente vamos vê-lo daqui a uns anos numa equipa portuguesa que não o Benfs...enfim.... Agora para mim existe uma questão essencial: o Tiago desempenhava um papel fundamental na estratégia do Benfs e não temos um substituto óbvio dentro da equipa para fazer face a esta saída (as características do P.Almeida são mais próximas de um Petit). Ao contrário do Porto, que tem sempre um substituto na equipa ou referenciado para futura compra, pois cumpre sempre a máxima: vendemos quando tivermos um substituto. A minha esperança é que se a saída do Tiago era já á algum tempo referenciada e esperada, os gestores do meu clube tiveram o tempo suficiente para equacionar qual o jogador a contratar para ocupar esta vaga. E um jogador que seja no minimo do mesmo nível que o Tiago. Pois se o grande trunfo do Benfs esta época era começar com o mesmo onze que acabou a útlima época, isso deixa de ser verdade, para mais saindo uma das referências da equipa.

Se esta venda me deixa preocupado (apesar de concordar com ela), mais preocupado fico com as contínuas noticias da saída do R. Rocha (não sai! Não sai! Não sai!) e com a tão noticiada futura contratação do Adani... irrita-me profundamente se a intenção da contratação do Adani é a de substituir o R. Rocha (não sai! Não sai! Não sai!)! Por muito bom que seja o Adani, o R. Rocha ganhou o seu lugar como uma das referências da equipa! Por acaso já disse que me irrita profundamente toda esta situação ? É que me irrita mesmo !

Para mim estes próximos dias (semanas) serão decisivos para aquilatar as reais qualidades do Sr. Veiga, como gestor do futebol encarnado:
- qual o jogador contratado para fazer face á saída do Tiago ? O seu valor como jogador e preço ?
- o R. Rocha (não sai! Não sai! Não sai!) é vendido ? Só em caso de uma oferta demasiado alta para se poder recusar.... Caso contrário, é um péssimo acto de gestão! (Que raiva....)
- onde estão os reforços para colmatar as evidentes lacunas do plantel ? Lateral Esquerdo e um extremo esquerdo ? Os valores dos jogadores e preços ? É que para lateral esquerdo basta estarem atentos aos valores que existem na Superliga... abram os olhos, porra!
- o timing das contratações: a serem feitas é agora, pois a integração dos jogadores novos na mecanização da equipa e no próprio clube têm que ser realizados na pré-epoca e não a 1 semana dos jogos (não esquecer a pré-eliminatória da CL... vital para que o Benfs continue a sua recuperação da imagem como clube europeu de referência)

Estarei muito atento a todas estas questões....


PS1: e viva a redução dos clubes na I Liga ! Se as outras ligas têm aumentado o nº de equipas é porque têm motivos financeiros e equipas para tal ! Sejamos realistas: os estádios dos clubes portugueses presentes na Superliga (sem contar com os “grandes”) devem ter uma capacidade média de 15 mil – 25 mil espectadores: em quantos jogos da superliga têm estas equipas espectadores acima dos 50% relativamente á sua capacidade ?
Entretanto deveriam entrar outros aspectos para além dos financeiros para que um clube pudesse participar na Superliga: as condições dos estádios são uma delas (o do Gil Vicente era uma vergonha até á bem pouco tempo atrás...)

PS2: mais uma vez testamento, mas estou cheio de trabalho e só agora tive 20 minutinhos de folga para isto!

Narigus “Turcus” Cangurus

Sem comentários: