quinta-feira, julho 15, 2004

16 Clubes em 2005-06

O Governo aprovou hoje a proposta do Conselho Superior de Desporto para a reformulação dos quadros competitivos do futebol profissional. Assim sendo, em 2005/2006, a SuperLiga e Liga de Honra serão reduzidas a 16 clubes.

A Superliga e a Liga de Honra de futebol passarão a ser disputadas por 16 clubes a partir da temporada de 2005/2006, em vez dos 18 actuais. A decisão foi comunicada ontem pelo secretário de Estado da Juventude e Desportos, Hermínio Loureiro (a homologação governamental, exarada em despacho de 5 de Julho e comunicada ontem), que deu assim seguimento à proposta do Conselho Superior de Desporto, de Outubro de 2003, no âmbito da reformulação dos quadros competitivos do futebol profissional, que aponta para o "emagrecimento" das duas principais competições nacionais do "desporto rei".
No entanto, no que diz respeito à interligação entre a liga de honra e a II Divisão B, relativamente a promoções despromoções, ainda não está totalmente definido, poís o Governo aguarda por uma proposta conjunta da Federação, responsável pelas competições não profissionais, e da Liga, que organiza os campeonatos dos dois escalões principais. (caga nisso... e o europeu, isso é que é organizar ah! o melhor de sempre, tás a ver!!!)

Algumas contas de cabeça e chegamos a uma conclusão simples: da Liga de Honra, este ano, descerão 6 clubes (1/3 dessa liga).

Qestões que tenho sobre esta matéria e que gostaria de ver debatidas neste "forum":
- Tendo a proposta do Conselho Superior de Desporto UM ano, a decisão tem implicações já para a ESTA época, quando os clubes já estão a trabalhar e definiram as suas estratégias. Esta decisão, note-se, foi conhecida na véspera do sorteio da Superliga e Liga de Honra. Será o momento mais correcto? AS aplicações não deveriam ser para 2006/2007?
- O estudo que serve de base é de viabilidade económica do futebol português. No entanto na europa as ligas estão a engordar. Todos os principais campeonatos estão a passar a ter competições de 20 clubes, tal como Itália já este ano.
- Quando um Boavista ou um outro "quase-grande" ficar lo lote de descida... descerá mesmo ou acontecerá como em 80's, em que tivemos um alargamento.
- este sistema não tornará mais pobres os clubes que já o são.

Estas são algumas questões. Não estou con isto a dizer que critico a redução... nem que concordo. Tenho dúvidas... yah, os gajos dos conselhos fiscais não são propriamente conhecidos por facilitarem a vida ou serem claros em matéria desportiva!!!!

Maba
, Pr. do Conselho Fiscal e agora o gajo com o MAIOR post do blog

Sem comentários: