quinta-feira, novembro 04, 2004

Estugarda - Benfica

Num estádio que promete lotação esgotada o Benfica, fruto do onze que vai subir ao relvado, corre o risco de ter uma noite europeia a fazer reviver o jogo de Bruxelas, no fim de Agosto. (estava eu e mais uns quantos em Lagos, ai, ai) Porquê? Porque o objectivo é o mesmo de então...não perder!
O Benfica vai tentar encaixar num sistema de três centrais, com laterais muito ofensivos, onde será primordial ganhar supremacia nas costas desses mesmos laterais, através de derivações do ponta de lança para os flancos (meu querido Mantorras...) e de movimentos de ruptura do Geovanni (que vai jogar a falso nº 10) e de simão sabrosa (que deve ser super marcado em cima). Prevejo complicações ofensivas porque Geovanni não se costuma mexer muito sem bola, e porque, seja quem for o ponta de lança do Benfica, não vai ter velocidade de ponta para incomodar os seus marcadores directos.
Defensivamente, pode ser diferente. Paulo Almeida, por exemplo, deve, caso o Benfica esteja em postura defensiva muito tempo (se sofrer um golo cedo, lá se vai a estratégia) ter um jogo ao seu gosto. Num género Michael Thomas em Alvalade (jogo dos dois autogolos do Beto em que o inglês foi o melhor em campo) o brasileiro vai ter uma oportunidade de brilhar, pois vai haver muita gente no meio campo defensivo, o que o confinará ao seu metro quadrado de acção, para sua grande alegria.
Moreira na baliza, normal. Depois Amoreirinha no lado direito. Para mim o ex-Alverca é boa escolha, uma vez que o João Pereira vai jogar a médio-defesa direito, o que fará de Amoreirinha o terceiro central, uma vez que o Estugarda joga com dois pontas de lança.Já dos Santos pode vir a ser preponderante, caso decida arriscar criando situações de superioridade em contra ataque. Da parte de Luisão e Ricardo Rocha espera-se mais do mesmo. Qualidade, rigor e luta sem faltas desnecessárias nem protestos a mais.
Resta falar de Manuel Fernandes. A nova coqueluche da Luz tem a sua primeira oportunidade num palco europeu à séria. Tenho a certeza que vai manter o rigor e a entrega. Espero que mantenha igualmente a cabeça fria.
Prognóstico: Acho que o Estugarda vai ganhar, não por pessimismo mas por uma superior qualidade dos seus elementos. Não por Kurany, que considero um pouco Paulo Alves (espero não engolir isto!!!), mas especialmente por Hleb, Cacau, Hildebrand, Meira e Babbel.
Desejo: Dêem o máximo e tragam os três pontos. Não que a derrota seja determinante, mas porque prefiro sempre ganhar!

Sem comentários: