terça-feira, setembro 13, 2005

Limpinho

Quis a sorte q o maior derby de todos, fosse jogado à 3ª jornada, entre o Sporting e o Benfica ... Sendo muito cedo, para se fazerem juizos definitivos, em termos de competição, não deixa de se poder fazer algumas e legitimas considerações :

1 - Factor negativo, o comportamento das claques e dos seus "grunhos" associados, tanto fora, como dentro do estádio, com os petardos a rebentarem constantemente ... A segurança falhou e espero q rolem cabeças, já q quem atirou os petardos não ficou sem mãos.
Apelo mais uma vez para as direcções não apoiarem individuos criminosos e q fazem do futebol um pretexto para se libertarem das suas fustrações.

2 - O Sporting ganhou bem ... foi limpinho, e estamos conversados em termos de justiça no resultado. Apesar disso não gostei nada da qualidade de jogo sportinguista ( com o mal dos outros dou-me eu bem, mas já lá chegaremos ), sem a famosa pressão alta ( respeito pelo opunente ), esperando no nosso meio campo, com o jogo muito lento ( à brasileiro ) e com mais passes para trás , e para o lado, do q para a frente, numa irritante progressão em versão América do Sul ( pudera com tantos nativos ).
Peseiro não inventou, por ventura tem um sentimento inverso ao do treinador benfiquista, enquanto o tuga, sem laivos de vedeta, agarra-se ao sistema q lhe dá mais garantias, talvez uma psicóse de quem aparece de baixo ( Nacional e afins ), apesar de ter uma equipa mais equilibrada do q o ano passado, o holandês, sonhando com o 3-4-3 de Cruyft, mas esquecendo-se q a qualidade está longe de sequer ser mencionada na mesma frase.

3 - O SLB tem desequilibrios gritantes, sabendo q estes são mais visiveis a estes treinadores de bancada quando as vitórias andam arredadas, mas reparem :
- O SLB andou na pré-época a treinar sistemas ( 4-4-2 ou o 4-3-3 ) q agora q estamos em plena competição, estão a ser testados.
- O SLB não tem jogadores, especialmente na frente de ataque ( ponta fixo ) para o 3-4-3
- O SLB tinha um jogador, com as suas limitações é certo, q se encaixava melhor nesse sistema ( Karadas ) e foi logo dispensado, indo buscar um jogador para a mesma zona do terreno, mas sem a mesma presença, apesar de todo o valor de Miccoli, este nunca vingou em equipas de ataque continuado, mas sim de contra-ataque, não me parece q fosse uma necessidade, a não ser para vender o nome aos sócios.
- O treinador do SLB, tem q ter coragem para relegar para o banco, um dos 3 centrais, q do meu ponto de vista não coabitam na mesma equipa.
- Para os jogadores q já faziam parte do plantel, e q venceram o ultimo campeonato, foi por certo desmotivante, ver q o nome das novas aquisições, com 1 semana ou 1 treino, figuravam no 11 inicial, enquanto NAssis, Mantorras, Beto, Karyaka foram colocados em 2º ou 3º plano.
- Falta de visão do treinador para não aproveitar Karyaka, q com cerca de 15 (?) jogos de liga russa, vinha rodado, e numa forma por demais evidente na pré-época, qunado agora parando, será muito mais dificil adquiri-la ... talvez lá para Dezembro ou Janeiro.
- Karagounis a trinco ??? ainda por cima com MFernandes a léguas da forma do ano passado.

Por todos estes pontos, q apesar de serem completamente subjectivos, pois surgem de mim e do meu curto conhecimento da realidade benfiquista, levarão possivelmente o treinador holandês a passar o Natal na sua terra, à lareira dos 65 mil kits de sócio vendidos, prefazendo 800 mil contos, depois de terem sido gastos 900 mil contos em publicidade ( fonte SIC ).


4 - Sugestão lagarta para o 11 lampião :
Moreira, Nelson, Luisão, Anderson, Léo, Petit, MFernandes, Karagounis, Simão, Miccoli ( Geovanni ) e Mantorras ( NGomes )
Talvez o melhor SLB, sejá o menos mexido, tal como o ano passado foi dito pelo meu amigo Guifes, onde o importante era ir buscar banco, pois o melhor 11 era o do ano anterior.

5 - Jogo com emoção e sem grande qualidade e sabor, mas ainda assim destaco :
Moreira, apesar de andar um pouco aos "papeis " no lance da cabeçada de Polga e tb no corte de Luisão. O próprio Luisão, apesar do erro posicional fatidico, gostei do empenho e é claramente o capitão daquela equipa encarnada. NGomes entrou muito bem e Nelson, a melhor contratação dos lampiões.
Da parte do SCP, destaco Tonel, seguro e práctico; LLoureiro, apesar de parado, jogou com o fisico ( algo q faltou no passado ) mas terá de se conter; Moutinho q não sabe jogar mal, muito bom, a tornar o jogo mais vertical; Wender entrou muito bem e claro Liedson, num golaço digno de qq ponta de lança, exímio tecnicamente e sempre à espreita do erro, da brecha como qq avançado q se preze, a renovar ...

6 - Equipa tipo : Ricardo; Rogério, Beto, Polga, Edson ( joga 1 descansa 3 ); LLoureiro, Moutinho, JAlves; Douala, Wender; Liedson.

7 - Vendam o Deivid ao Santos, já por 3 ou 4 milhões ... eles estão desesperados e as incrisões fecham dia 24.

8 - As 3 jornadas já decorridas foram de extrema dificuldade para o SCP, daí a moralização existente no reino do leão, mas o Nacional não é pêra doce e estão em jogo os mesmos 3 pontos de sabado passado ... a ter atenção

9 - O FCP tem jogado o suficiente, e ainda não foi posto à prova, conforme diz o Guifes, mas o calendário tem ajudado e sendo assim são mais uma vez os maiores candidatos a levantar o caneco.

10- Apesar dos 8 pontos de atraso não serem irreversíveis, longe disso, desconfio q este campeonato não será tão atipico como o do ano passado, pois com tantos pontos perdidos pelos grandes e com um campeão q não marca golos de bola corrida há 5 meses, só mesmo um campeonato vindo do ... espaço ( para ser simpático ) ...


Abraços,

Helder


PS - Amanhã recomeço a bulir ...
Estou na liga Record ( para se increverem, ou tentarem reparem neste blog, e num post )
Estou na Liga dos Campeões
Até sábado maralha ( digam a hora e local )
Mabeco ... estás quase, quase ...

Sem comentários: