segunda-feira, setembro 12, 2005

Complicado

Olá.

1. O derby. É para mim difícil falar do 1º derby em muitos anos a que não assisti, fruto de estar num casório (futuros nobentes, acautelem televisões e acesso SporTV). Pelo que vi e li, o resultado foi melhor que a exibição para ambas as equipas. E se esta conclusão não abona muito em favor do Sporting, abonará muito menos em favor do Benfica. Ganhou quem jogou melhor, ou melhor, quem jogou. Pelo menos não houve casos. Isto sem me tirar a convicção que a expulsão do R. Rocha só legitima a crença que Carlitos, do Gil Vicente, deveria ter sido expulso na Luz por igual (no mínimo) entrada.

2. O Benfica e o seu 16º lugar à condição. Tal como escrevi da suposta crise leonina, também não vejo nenhuma super crise no benfica. No máximo, troca de treinador que é o que mais já se viu por aquelas bandas! Depois, quero também relembrar os mais desatentos que o ano passado o Benfica campeão fez exactamente o mesmo (D-E-D) contra Leiria, Rio Ave e Belenenses. 8 pontos perdidos em 3 jogos. Calma!

Agora, sinceramente, apraz-me dizer que Koeman é homem de invenções. Eu, por convicção, concordo com Radomir Antic quando ele dizia nos seus tempos de Atl.
Madrid campeão, que "o público deve saber de cor a equipa base". Mas pronto, não sou definitivamente contra uma ou outra adaptação ou novidade táctica. Agora tanto, não se percebe.
Naturalmente, jogar com três centrais é uma opção válida quando se têm 3 bons centrais. Mas também já vi no Benfica, Aldair e Ricardo Gomes a revezarem-se no banco, pelo que me custa muito menos ver isso acontecer com qualquer um dos três que lá estão agora. Efectivamente, preencher as faixas com os laterais parece-me uma boa ideia, especialmente contra uma equipa que joga sem extremos, mas fazê-lo com Nélson à esquerda ( e a médio...) é pura invenção. Penso por isso que o Sr. Koeman tem um de três caminhos. Mantem as suas convicções e altera os resultados, afirmando o seu estilo (António Oliveira no FC Porto foi bicampeão sempre a mudar o esquema e o onze), muda o esquema para algo mais parecido com o esquema anterior, substituindo apenas algumas peças, alterando resultados e convencendo-se que esse é o melhor caminho, ou, naturalmente, dá o lugar a outro.

Fosse eu e jogariam Moreira (nota mais no derby), Nelson, Luisão, Anderson, Leo, Petit, Karagounis, Geovanni, Miccoli, Simão e Nuno Gomes em 4-2-3-1 e Moreira, Nélson, Anderson, Luisão, Leo, Petit, Karagounis, Manuel Fernandes, Miccoli, Simão e Nuno Gomes em 4-3-3. Sobram Quim, João Pereira, R Rocha, Alcides, dos Santos, Beto, Karyaka, Bruno Aguiar, Nuno Assis, Mantorras e Hélio Roque. Carlitos, não obrigado.

Para acabar refiro apenas uma curiosidade. O Benfica B empatou 2-2 em Silves. Nota para o segundo golo dos encarnados, apontado por Everson aos 90 minutos. Sinal que já aguenta um jogo inteiro e que até marca!

3. FC Porto. Parece-me uma equipa em crescendo. Apoiada em artistas, o FC Porto está mortinho por ser posto à prova à séria. Este fim de semana em braga, vamos ter um jogão!

4. US Open. Final Masculina. Que jogão! Acho que pela primeira vez na vida torci para que um americano ganhasse. Agassi foi enorme mas a sua bravura e capacidade técnica só conseguiram sublinhar ainda mais o tremendo atleta que é Roger Federer. O suiço está para o ténis actual como Schumacher para a F1 ou Armstrong para o ciclismo.

5. Lá por fora Juve, Barça, Chelsea, Bayern e Lyon assumem-se como senhores no seu burgo. Era expectável que assim fosse.

Um abraço,

Guifes

PS- Desculpem lá a cena das Ligas mas a Lucent tem a net toda quitada para não deixar os seus funcionários andarem a concorrer na UEFA. Se eles soubessem....

2 comentários:

Hora da Bica disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Hora da Bica disse...

Só faço merda ...

O comment anterior é referente a um erro no meu post ...

Sorry

Helder