segunda-feira, outubro 08, 2007

2ª Jornada - CL

Quase perfeita...

Foi uma segunda jornada na liga dos milhões, quase perfeita, após uma ronda inicial desastrosa. O FCP com muito sofrimento e querer, conseguiu levar de vencida uma equipa turca, cheia de garra e salpicada de qualidade, pela importação de valores bem interessantes da América do Sul.
Uma vitória ainda mais importante, vivendo o ambiente em Istambul, onde os fanáticos adeptos turcos são uma pressão desde o inicio do jogo até ao seu terminus. Jogo fraco e repartido, com o Besiktas mais afoito, mas sem conseguir marcar nas oportunidades criadas perante um Helton de grande categoria. Muita contenção ao jogo turco e Quaresma e Lucho como setas apontadas à baliza adversária, até que no último minuto (que melhor altura?) após jogada do El Comandante, Quaresma finalizou da melhor maneira para as hostes portuguesas, o golo e o jogo. Não haverá muitas equipas a vencer neste terreno, o que só vem dar maior ênfase à vitória tripeira.

O SLB parece que não acreditou que estes ucranianos foram das 5 equipas que este ano mais gastaram em contratações e já distam 10 pontos de avanço do Dínamo de Kiev. Com uns laterais muito rápidos e um meio campo de toque brasileiro, colocado em prol da equipa, onde todos jogam colectivamente, tem um ataque de respeito com Brandão e Lucarelli.
Vieram à Luz com cautelas, mas com intenções de marcar, e conseguiram-no por uma vez, e após a ausência de resposta encarnada, na 2ª parte podiam elevar o marcador por mais 1 ou 2 vezes.
Falta de eficácia e de alguém que faça a diferença no emaranhado de passes em profundidade ou lateralizados, que se tornou o SLB, quando RCosta não diz presente. E como ele tentou...
Surpresa, para quem não conhece ou não viu o jogo...

O SCP vingou a derrota caseira perante o UM, apesar deste Dínamo estar a milhas do que já foi capaz, em outros tempos. Entrámos sem medo e marcámos num golo às 3 tabelas, sendo a última a face de Tonel e com a colaboração do GR ucraniano. Depois recuámos e demos fífias defensivas típicas de quem não se habitua a jogar nesta liga, só que aqui os falhanços são uma raridade, ao contrário da nossa liga. Assim surge o empate, e nova subida no terreno, onde Ronny após mais um centro bem medido e outra bola largada pelo guardião adversário, Polga (quem diria?) faz ainda na 1ª parte o resultado final. Na etapa complementar, melhor defendido e organizado, o SCP mereceu a felicidade na classe de Polga e nas mãos de Stoickovic.

Tudo continua em aberto, com os 2 jogos seguintes a definirem praticamente tudo, ao que ao apuramento para a próxima fase da CL diz respeito, onde o FCP com o Marselha, o SLB com o Celtic e o SCP com a Roma podem tudo e nada.
Mas esta vitória em Kiev, deu-nos mais à vontade para a UEFA, aquele que na teoria será o nosso lugar, mas logo se verá...

Abraços,

H

1 comentário:

Anónimo disse...

E que grande D. kiev era esse que dominava o campeonato da URSS e constituia 10/11 avos da selecção. Isso sim, um "equipasso"!
Um abraço,
Guifes