terça-feira, setembro 21, 2004

Emotividade Racional

Preciso desabafar ... vocês compreendem, todos já passámos pelo mesmo, agora é a minha vez, mas como em tudo na vida, a minha versão apesar de tendenciosa nunca será atentadora da minha consciência, pois até o amor tem muito de racional.

São nestes momentos, onde desportivamente falando, q eu me sinto, ( se é q era possivél ), ainda mais sportinguista do q ontem. É na hora das emoções à flor da pele, q talvez sejámos mais justos nas nossas apreciações, mais sensiveis e mais humanos na hora de falar de um amor tão grande, tal como uma relação quase pessoal, onde se pergunta como é possivél teres traido a minha confiança em ti, a minha paixão por ti, e até mesmo o meu amor ... mas não passará de um arrufo entre muitos, não será o primeiro nem o último, ... coisa tipica das relações verdadeiras e para toda a vida.

É preciso encontrar um génio da lampada ... e esfregá-la ...

E desta forma pedir o primeiro desejo. Eleições à presidência o mais rápido possivél, de preferencia no próximo defeso, para haver alternativas ao actual presidente, uma pessoa q não percebe nada de futebol, e mais grave toma a palavra da nação verde e branca baseada em ideias proprias, ou seja, o cidadão Dias da Cunha tem determinadas ideias vincadas, e não vou classificar se são boas ou más, digo q não me revejo na maioria delas, e fala ao país em nome do SCP. No meu entender, tudo o q vier para o exterior terá q ser assumido no interior em 1º lugar, e quando digo tudo, estou a falar tb da palavra do presidente. Este não pode falar como presidente do SCP o q lhe dá na cabeça. É necessário alguém q dê continuidade ao projecto Roquette com descrição, racionalidade e amor ( Miguel Ribeiro Telles e Bettencourt, por exemplo ).
Aproximar os sócios ( principalmente ) e adeptos do clube. Discutir nas assembleias, de uma forma ordeira, o q está mal e bem, ouvir os sócios e accionistas, estes são a razão do clube, a sua maior grandeza a par dos titulos. Os indicadores q identificam essa grandeza, são as vitórias desportivas e a massa q suporta este clube de todas as maneiras por este mundo fora.
A cultura da proximidade não é governar de fora para dentro, mas fazer "presidencias abertas", pois os sócios não podem ser única e exclusivamente as pessoas q pagam e nada recebem, q carregam e ninguém ajuda, q suportam e ninguém acompanha, ao fim ao cabo não podem remar sozinhos sem um timoneiro firme e convicto, com a classe, sabedoria, frieza e amor à causa sportinguista.

O meu 2º pedido ao génio era de facto dirigido à massa associativa, sendo esta a melhor do mundo, a mais fiel, a mais forte, a mais disponivél, a incessante, aquela q esperou 18 anos com uma constante renovação, da qual fiz parte, com uma força e um querer ainda mais embebido de paixão por um clube que muitas pessoas nunca tinham visto vencer, mas q acreditavam q estava perto e q queriam fazer parte desse momento.
Mas mesmo esta, sofre de vicios, existem individuos q se dizem de claques, q são totalmente subsidiados pelo clube e pelos jogadores e tormam-se ícons de jovens sem qualquer referencia familiar, onde naquele grupo são alguém q não conseguem ser na escola, no trabalho, em casa.
Estes ajuntamentos tormam-se donos e senhores de sectores de estádio, não pagam bilhetes, vão em viagens a acompanhar as equipas subsidiados pelo clube, muitos não são sócios, muitos nem sabem com quem o SCP está a jogar, e por último e mais importante prejudicam o clube com acções de violencia q não são dignas deste clube, onde este é penalizado com suspensões e multas. A minha dúvida é quem é o dono de quem, quem é refém de quem. Quando é q existe um presidente q acabe com este poder de medo e terror instalado nas cabeçeiras do meu clube. Eu dispenso no meu clube q paguem os sócios ordeiros, para os desordeiros e prejudicadores passarem impunes, e como hoje passarem o último 1/4 hora a ofender dirigentes e jogadores do próprio clube, não há amor só interesse ... não há amor só violência estravazada pela fustração.
Em relação aos outros adeptos, outro vicio é o da cultura futebolistica, onde ainda não passou 1 m e já pessoas a falar mal do treinador, do jogador, do árbitro. Não se pode pedir ás pessoas q todas sejam iguais, nem q não assobiem ( se não gostarem q o façam ) mas não queiram mudar de treinador à 3ª jornada, por favor, vamos ter cabeça para pensar. Q tiro no pé seria abdicar de uma pessoa com qualidade nesta altura e ir buscar outro. No fim da época fazem-se as contas, agora nem pensar ... Eu posso não gostar de algumas substituições, mas daí a perder toda a minha confiança numa pessoa de um fim de semana para o outro, vai uma grande diferença.

O 3º pedido vai para uma equipa de futebol ( é de futebol q estamos a falar ) de qualidade. O SCP tem q dominar o mercado nacional com mestria, antes de se aventurar no estrangeiro, deve insistir na Academia, na melhor escola de futebol do país. Nunca poderá ficar atrás de uma equipa q anda com a mala às costas, enquanto a nossa equipa trabalha com todas as condições para profissionais da bola.
Nacionais de juniores e afins para ganhar sempre.
Têm a obrigação de lutar sempre, ganhando ou não, mas sempre em busca da vitória.
Com um lateral direito, um trinco bi-funcional com cabedal, 2 extremos rompedores e um ponta de lança cabeceador, e com presença e créditos firmados, e não por firmar, poderiamos ter algo a dizer neste campeonato.

Se existisse um bónus na lampada, o último pedido era para um futebol português melhor, e com os homens do sistema apoderado pós 25 Abril a serem exumados e dar um ar novo e fresco, como já começou a ser dado com os estádios e com os treinadores, só faltam os dirigentes e arbitros.


Tenho dito ...

SPORTING SEMPRE


Helder

Sem comentários: