segunda-feira, setembro 01, 2008

Regresso!

O Benfica 08/09 começou como previsto. Coxo e desligado mas com muito talento.

A primeira jornada foi desesperante perante um Rio Ave fraquíssimo com dois pontos a ficarem no Vale do Ave por clara falta de jogo colectivo e de opções para o meio campo ofensivo. Volto a dizer, agora que estamos a 10 horas do encerramento das contratações que Nuno Assis foi mal dispensado e que Aimar, agora lesionado, e Carlos Martins, muito propenso a lesões, não têm substitutos. Ironicamente, o único jogador capaz de substituir um deles (a número 8) é Katsoranis, que tem jogado a central. Felipe Bastos, Bynia, Amorim e Yebda são todos trincos, logo, dois estão a mais. Único sinal mais foi Luisão que pareceu estar em forma. Sinal menos para Quique que optou erradamente por meter trincos atrás de trincos. Tinhamos a bola mas não sabiamos o que fazer com ela.

No jogo com o Porto, a história foi inversa. Fiquei felicíssimo com o empate por perceber que o Benfica não tem andamento colectivo para este Porto, mesmo com todas as alterações. Mesmo sem Quaresma, e agora com Pelé, qualquer equipa que assente em Lucho é uma equipa vencedora. Que Jogador!!!! Na verdade, o Benfica cometeu um erro pelo qual não pagou, pois imprimiu um ritmo avassalador ao jogo na primeira parte e não teve andamento para si próprio logo desde os 60 minutos. Com menos um, na práctica, mas já sem Reyes, Di Maria e Yebda, o Benfica ganhou o empate porque o cansaço dos jogadores do Porto também não lhes permitiu ter a lucidez para vencerem a partida.

Notas mais para Luisão e Quim, nota positiva para Maxi, Sidnei e Yebda, e notas menos para Aimar (que não deve ter aquecido ao intervalo) e Di Maria. E obviamente, antes de mudar de tema, um enorme mais para o Sr. Jorge Sousa que fez uma arbitragem exemplar.

Resumindo, defendo que o Benfica acabou por fazer um defeso positivo e está agora no processo de construir uma equipa. Diria que até Dezembro o Benfica não se porá de pé, com todo o impacto que isso possa ter no campeonato e taças. Espero igualmente que Suazo traga golos e que Reyes se faça no novo Simão.

Ter um onze rotinado com Quim, Maxi, Luisão, D. Luiz, Leo, Amorim, Martins, Aimar, Suazo, Reyes e Cardozo em que Yebda, Di Maria, Balboa, Katsoranis e Nuno Gomes possam ter uma palavra a dizer será concerteza ter uma equipa suficiente para nos batermos pelo campeonato. Assim Dezembro chegue com as distâncias ainda curtas.

Quanto ao Sporting, continuo a defender que tem a estratégia certa para vencer e espero, sinceramente, que sejam muito felizes na Champions. A (justa) promoção ao Pote 2 ajudou, e com Patricio, Abel, Polga, Tonel, Grimi, Veloso, Moutinho, Rochemback, Izmailov, Liedson e Yannick e ainda com Vuk, Caneira, Postiga, Romagnoli, Derlei e Adrien, os lagartos estão na linha da frente para surprenderem a europa. Assim tenham coragem.

Termino com duas referências. A primeira para o plantel do Sp. Braga que roça o luxo e a segunda para a agressão ao fiscal de linha no jogo com o Porto. Espero sinceramente que aquela merda de gente não impeça que o Benfica - Sporting seja na Luz. Não que não seja legítimo fazê-lo mas porque as gentes não o merecem.

Um enorme abraço,
Guifes

Sem comentários: