segunda-feira, outubro 31, 2005

9ª Jornada

Naval 1 Benfica 1
Assim terminou o ciclo. Venha o secundário.
As condicionantes para o jogo eram algumas. Fora os lesionados (Miccoli, Moreira ou Quim e especialmente Simão) e ausentes, o campo não era o melhor e o tempo não ajudou em nada.
Tacticamente, as opções de Koeman são discutíveis. Ter 4 laterais em campo (e dos Santos ia entrar se Nuno Gomes não marcasse o golo!) e deixar Karagounis no banco é questionável e, quanto a mim, revelam demasiado medo de não ser feliz. Eu talvez tivesse posto Petit, Manuel e Karagounis no meio e Karyaka no apoio a Nuno Gomes e Mantorras. Koeman achou provavelmente que isso afunilaria o jogo, beneficiando a Naval. Talvez tenha razão.
O Benfica teve o mérito de ter tentado sempre jogar à bola. Karyaka, Manuel Fernandes, Leo, João Pereira e Nuno Gomes tentaram sempre ter a bola no chão, trocá-la entre si, embora Luisão, Andersson, Petit e Ricardo Rocha fizessem o contrário (demasiados chutões). Quanto ao resto foi um jogo entediante, muito à antiga portuguesa, cheio de meio campo e com dois golos fortuitos.
De positivo destaco Nuno Gomes pelo golo, João Pereira pelo bom jogo muito à sua medida (mais força que jeito) e Leo pelo esforço. De negativo Petit, com uma perda de bola a meio campo seguida de um protesto de joelhos e de um golo da Naval, e o pouco futebol.
Agora resta receber e obrigatoriamente vencer o Rio Ave para ir a Braga diminuir a vantagem para o 1º, antes de uma série de jogos muito complicados para o campeonato (Belenenses, Maritimo, Boavista, Setúbal e Nacional) e mais dois para a CL.
Para o Benfica, Novembro é o mês de fogo, a todos os níveis!
FC Porto 0 Setúbal 0
Mau jogo de futebol. Adriaanse continua a pensar que atacar muito é ganhar jogos. Não é. Sem quaresma na jogada o porto é inóquo. Mas mereciam ganhar se houvesse um vencedor.
Boavista 2 Sporting 2
O Sporting está melhor mas ainda não está bem. Não há fluidez, não há "de pé para pé". Os jogadores parecem saber o que têm de fazer mas não conseguem fazê-lo. E a qualidade também não abunda. Teoricamente aponto Ricardo, Rogério, Beto, Polga, Edson, Custódio, Moutinho, C.Martins, Tello, Liedson e Douala para o onze mas já duvido que Ricardo, Rogério, Beto, Polga e Custódio possam fazer melhor. Talvez os reforços venham para a defesa em Dezembro.
De resto, nota infeliz para o Guimarães, a quem nada corre bem, nota positiva para o grande AC Milan que cilindrou, e nota de luto para o Man. Utd e Arsenal, sombras de si mesmo.

Um forte abraço,
Guifes

Sem comentários: