segunda-feira, outubro 06, 2008

Do 1º ao 5º lugar em dois clássicos

Mais que a derrota diante do Porto, fica cada vez mais a ideia de um afastamento da massa associativa da equipa e isso não é bom. Não é bom em nenhum clube, quanto mais no Sporting que durante anos teve a massa mais fiel.
E isso tem de ser preocupante para quem anda nestas andanças.
Em última instância, o futebol é para ser comemorado, celebrado. E Alvalade anda mais longe da festa do futebol.
Mais até do que discutir tácticas e treinadores, julgo que é mais importante procurar entender porque é que os jogadores não suam sempre a camisola. São precisas tantas incidências de jogo para vermos que os rapazes se estão a esforçar, que por vezes dá a ideia que só mediante um ou outro adversário, ou em caso de estar a perder é que a equipa acorda.
O que se passa afinal? São os jogadores, os dirigentes, os técnicos ou só impaciência de sócios e adeptos. Creio que se a equipa jogasse bem, poderiamos ver mais tolerância destes últimos.
Resta saber o que as outras partes vão fazer para trazer a alegria do futebol a Alvalade.
O clássico. Confesso que antes do jogo e face às ausências, pensei, porque não jogar em 4-3-3 e quando liguei a televisão, depois do lanche dado ao pequenito da casa, vi o Yannick e pensei, olha, pelo menos é ambicioso. Puro engano....trocou um jogador rotinado e que apesar de não ser claro para muitos, é importante na manobra da equipa (Pipi Romagnoli) por outro que pouco pode fazer em termos de posse de bola e que priveligia a bola na frente e em velocidade e que portanto deveria cair nas alas com o Derlei na ala contrária e Postiga no meio. Ora como o Yannick jogou a 10....perdemos duas posições em campo.
Segundo equivoco, que para mim começa a ser claro, é que o Miguel Veloso e o Rochemback deve inverter as posições. O Rochemback a trinco, com o Veloso ao lado ou como interior esquerdo. O Rochemback a cair nas alas é que não. É lento, está lento e atacar e recuperar não fazem parte da ementa pelo menos para já. Jogando mais posicional na segunda parte e o SCP subiu e muito de produção. Procurar a melhor posição para jogadores chave é determinante e se calhar começa por ai a subida de produção da equipa.
Refazer o losango para um quadrado se calhar seria a melhor hipótese, Rochemback e Veloso como médios mais defensivos, Romagnoli e Moutinho mais avançados. Caindo nas alas, mas menos fixos. Exige-se mais dos laterais, mas temos mais um trinco de cobertura. Na frente será, neste momento Derlei e mais outro. É uma questão de forma.
Isto é uma ideia, temos outros jogadores, para ensaiar mais esquemas, é só questão de nos libertamos de uma táctica que nos começa a trazer mais dores de cabeça e más exibições. Venha o Paulo Bento e escolha. Ou outro qualquer. Isto com base na equipa de ontem. Para mim, a esta altura podiamos tentar:

Stojkovic;
Caneira, Polga,Tonel e M.Veloso
Rochemback
Izmailov, Moutinho e Romagnoli
Derlei e Liedson

A entrar como primeiras opções
Abel, para o lugar de Caneira
Vuk para o meio campo (Izmailiv ou Pipi)
Postiga para a frente.

Há tantas opções que não entendo porquê repetir táctica e forçar jogadores a jogar contra-natura.

Abraço,

30



30.

Sem comentários: