segunda-feira, agosto 20, 2007

LFV

Votei nele e votaria de novo se melhor não houvesse como até aqui. Mas errou.

Foi um Verão de erros. Dir-se-á que erros não provocados ou até não controláveis, mas pelo menos expectáveis. Desde o caso Carolina, às OPA’s, vendas negadas e depois feitas, comunicados a negar e confirmar contratações, Veiga “in and out” e empréstimos obrigacionistas, LFV esteve sempre a abrir telejornais e a vender jornais. Diz amiúde o presidente que o clube não é “gerido de fora para dentro”, mas o não pode ser também tentando gerir tudo, dentro e fora. Explicando, não pode estar nas expectativas de Vieira chamar a si todos os dossiers, todas as responsabilidades, todas as decisões e ainda esperar ter tempo para ir para batalhas difíceis, ainda para mais sozinho, como a da luta pela limpeza no futebol português.

LFV deve aprender com esta crise que nada é eterno e que também ele, sem ganhar, está a prazo. Não que ele alguma vez tenha pedido eternidade, mas a verdade é que quando o saco das culpas vai enchendo não só dificulta os passos a dar, como faz questionar o porquê da caminhada. Especialmente se carregamos o saco sozinho.

Como associado, benfiquista e profissional digo-lhe Sr. LFV: Reforce a sua equipa directiva, delegue e distribua responsabilidades. Faça menos e gira mais. Trabalhe no negócio, na imagem, na forma e coordene a estratégia. Longo prazo, senhor presidente, longo prazo. Não deixo de relembrar discursos antigos sobre a estratégia que parecia montada e que foi levada a terreno, mas que admito agora estar apenas feita para a primeira fase de recuperação do clube.

Sugiro três grandes áreas: Formação desportiva e efectiva passagem dos jogadores das escolas para o plantel sénior e equipa principal, Desenvolvimento económico do clube através de investimentos empresariais e corporativos e não apenas de acordos estratégicos, e uma aposta séria na rentabilização (mais receitas, menos custos) do negócio "Futebol Português".

Obviamente, agradeço todo o esforço pessoal e profissional que tem tido nestes anos que leva como presidente, mas há que voltar a contar espadas, reagrupar as tropas, nomear generais e "voltar à peleia em alba hora". Eu cá estarei de cachecol preparado e garganta limpa.

Um abraço,
Guifes

1 comentário:

Anónimo disse...

Granda Guifes!

Tu é que lá devias estar para pôr aquilo nos eixos. Eu votaria em ti de certeza.