segunda-feira, junho 26, 2006

A caminho de Berlim

Estamos a sonhar ? ... Não ... estamos mesmo entre as 8 melhores selecções do planeta ...

Com muita entrega e muita amizade ... e com muito de Filipão ... foi a vitória da raça em vez da técnica, pois qd não dá para virtuosismos, vamos cerrar os dentes e aí vai a malta lusitana com ferros e cabides.

Eu como principio, defendo muito esta forma de abordar o jogo, ou seja, onde transpiração terá q existir sempre, contra q adversário for, depois sim a inspiração como complemento ... Só inspiração ou transpiração de nada servem, podem resolver um jogo ou outro, mas nunca uma competição.

A aqui está provado um dos critérios das escolhas do sargentão, a equipa selecção nacional ... unida, firme e convicta das reais capacidades de Portugal ultrapassar outras potencias futebolisticas e assumir-se ela mesma como uma delas ... e já somos umas das 8 melhores, com Scolari a bater recordes atrás de recordes, faltando 1 degrau para igualar 66.

Qt ao jogo, não foi bem jogado, pela responsabilidade q pesou para os 2 lados, e tb pela actuação do arbitro q em vez de serenas as ostes, ainda as enervou mais, até ao quase descontrolo total. Neste aspecto, pareceu q os mais experientes sentiram mais o jogo e perderam as estribeiras mais depressa, talvez sentindo muitos deles q podia ser o ultimo jogo de quinas ao peito ... quem sabe ? ...

Deu sempre a sensação q em 11 contra 11 controlamos o jogo, apesar da Holanda entrar a todo o gás, mas depois de se afinarem as marcações ( Miguel Meira e RCarvalho muito bem, NValente uma desgraça, mas não sabe mais ), o cinismo de marcar ao 1º remate, num golo fenomenal de Maniche ( q jogaço ) numa jogada de Deco ( o mestre ). Depois a vencer somos dificeis de bater, com muita sorte, com Ricardo e a equipa toda em bloco na ajuda.

A infantilidade de Costinha chegava com o intervalo e o cepticismo acompanhava as preces tugas para a 2ª parte, onde os laranjas entraram com tudo durante o 1º 1/4 hora, até encontraram a barra da nossa baliza, mas não o golo q nos poderia aniquilar. Defendemos, defendemos e Figo com a experiencia retira um holandês de campo, e verdade seja dita, já lá não havia de estar desde os 7 m, com a entrada mortifera a CRonaldo.

O jogo pendeu mais para a batalha do meio campo, onde as "quedas" de Van Bommel retiravam cartões do bolso russo. O fair-play desapareceu e Deco tem uma entrada a pedir vermelho, já depois de Figo o exigir com um cabeceamento à testa de um holandês. O tempo escoava e Deco, numa ( outra ) infantilidade tipica do campeonato português ( a tardar na entrega da bola ) leva o 2º amarelo e vai gastar a água quente ao pessoal q tem de ficar com 9 em campo.

Defender, Ricardo e um Simão em missão impossivel, sempre em rotação máxima, onde Petit era central e Miguel extremo esquerdo ... não havia táctica q resistisse, era tempo de pontapé para a frente e esperar novo assalto, onde os holandeses deram o tiro no pé ... Bolas bombeadas para a área de forma precipitada, com os centrais ( houve alguém q não fosse ) a limpar, abdicando os paises-baixenses da paciência e da procura da superioridade númerica. Aguentou-se com o coração na boca e rastos ... mas imensamente feliz ... tanto os jogadores, como nós por cá ...

Um reparo : Não me parece correcto, a FIFA alterar para uma competição o grau de exigência dos árbitros, em relação ao q se passa nos campeonato por esse mundo fora ... Ou então exijam o mesmo nos campeonatos ... Não podem é deixar andar a carruagem e de repente alterarem as "regras" arbitrais ... A educação faz de forma faseada e não abruptamente, mas veremos se depois deste campenato mundial, serão mantidos os critérios para a próxima época. Se forem, é bom e encaramos este mundial como um inicio ... se voltar tudo ao mesmo, é puro "show-off".

Depois das laranjas, venham os bifes ... temos cardápio para eles, mas todo o cuidado e abnegãção são necessários ( Petit por Costinha e Tiago por Deco ).


PS - O SCP fez o pleno no futebol jovem e a maior prova, são os inumeros jogadores da "cantera" q fazem e irão fazer parte do plantel de PBento ...
Futsal campeão com dobradinha ...

Abraços a todos e felicidades ao marido Sucia e à esposa Dinora ...
Hélder