quarta-feira, julho 25, 2007

Só Benfica

Começo por dizer que Cardozo é jogador. Inteligente a jogar, bom na recepção e passe curto, um excelente remate de pé esquerdo e um bom sentido de antecipação. A rever o jogo de cabeça. Já Bergessio, embora tenha entusiasmado toda a gente nos treinos, pareceu-me cansado e pouco àgil com a bola nos pés, embora estando em forma faça falta ao Benfica um jogador do seu perfil, assim ao género matacão de Derlei, Rooney ou Iuran. Zoro e Stretenovic não são laterais. Fernando Santos testou-os aí. Fico feliz por não ter experimentado Butt à frente embora à baliza tenha começado muito mal a sua carreira como benfiquista. Também gostei de Coentrão. Mais humilde que nos Sub-20, mais àgil que o resto dos desritmados, mais afoito que o resto dos miúdos, foi agradável ver aquela irreverência. De resto, nota negativa para Luisão, Miguelito e Katsouranis, ainda muito longe da forma ideal, e positiva para os maestros Simão e Rui Costa. Manuel Fernandes merece uma nota pois pode tornar-se realmente influente na manobra da equipa, quer pela positiva como pela negativa. A força, a técnica, a posse de bola versus a rei-na –barriga de algumas jogadas, os toques artísticos a mais e os compassos de bicos debaixo dos sovacos (já percebemos que estás com mais músculo, tábem...).
Quanto ao resultado, nesta fase, pouco interessa.
O próximo jogo vai ser muito interessante. 3x4x3 versus 4-4-2 losango, Manuel José com uma equipa em alta rotação contra um Benfica em começo de época, e ainda por cima, na casa deles. Vai ser um jogo mesmo muito interessante. Espero que, para bem do espectáculo, do entrosamento e dos próprios, Nelson, Léo, Petit, Nuno Gomes e Nuno Assis (4 titulares!) já possam jogar. O meu onze de hoje: Quim, Nelson, Luisão, David Luiz, Leo, Petit, Manuel Fernandes, Simão, Rui Costa, Nuno Gomes e Cardozo. No banco Moreira, Zoro, Katsouranis, Nuno Assis, Bergessio, F. Coentrão e Miguelito.

Permitam-me ainda a referência às contratações que faltam fazer: Um avançado e um médio. O avançado é escusado a não ser que seja um tubarão tipo Huntelaar, Santa Cruz, Saha ou assim.. Mais promessas é só para o Sr. Santos ter desculpas dizendo que tem gente a mais lá para Novembro. Quanto ao médio, cuidado. Já temos em qualidade e quantidade. Para 4 lugares ter 6 jogadores de nível é bom para o Benfica. O resto do ramalhete deve ser composto por miúdos das escolas ou malta do mercado interno que esteja disposta a esperar por oportunidades. Se vão buscar um titular de caras arriscam-se a ver sair mais algum dos que já estão, por exemplo, Manuel Fernandes, que deve andar mortinho por se pirar.

Aplaudo agora a política de contratação ao nível das. Primeiro Vanessa Fernandes, depois Telma Ribeiro. É obviamente o Benfica a piscar o olho às medalhas olímpicas e a pôr o nome do clube ao mais alto nível. Sr. Berardo, quer ajudar? E que tal o Benfica na Champions do Basket, na taça UEFA de Futsal e no Tour de France...para ganhar? Isso também era divulgar e valorizar a marca com um investimento menor e rentável a mais curto prazo!!!

Finalmente, a questão “Leixões- Benfica”. Eu pergunto “é pela receita, srs do Leixões? E vão para...o Dragão? Não. Mal pensado. Paris, Luanda, Geneve, Newark, Vancouver...aí sim, aí haveria um espectáculo de receita elevadíssima garantida com a divulgação da Liga, do Leixões e do Benfica com a consequente receita em publicidade. Aliás, fosse eu a mandar, e não haveria jogos com lotações de duas mil pessoas. O clube que o tivesse, no ano seguinte, jogaria num sítio onde gerasse receita.
Um abraço,
Guifes

Sem comentários: