segunda-feira, julho 17, 2006

o Regresso

1. A ausência para férias chegou ao fim. Foram duas semanas numa mistura imensa de emoções. Começaram da pior forma, com o falecimento do Mestre António Cardoso, saudoso avô do Guifes, e a única pessoa que me chamava Pedro. Já sinto a sua falta. Depois duas semanas no Algarve em que o relaxe foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. Seria? Não. O meu puto/rapariga da mesma idade, na terça feira dia 11, deu o primeiro pontapé na mãe. Logo de seguida deu o primeiro na mão do pai. Uma maravilha. Pé direito potente, já se vê. Enfim, ..., estou de volta!
2. A selecção. Pelos motivos acima descritos, só ouvi os penalties do Portugal – Inglaterra. Dizem os comentadores que foi um jogo mau em que nos valeu o Super labrecas! A seguir a França. Esse já vi. E foi uma pena. Portugal deixou-se apanhar na curva do henry (ex-jogador do mónaco) e Zidane mandou-nos para Estugarda. Nesse jogo, jogando sem motivação e a pensar nas férias, faltou a concentração e cometemos erros de marcação, atenção e lentidão nunca concedidos. 4º Lugar, excelente.
3. Uma enorme saudação. Luís Figo. Ele que começou a carreira de internacional em Mundiais no apuramento para o USA94, perdendo com a Itália (o jogo de Queiroz e da “porcaria” na seleção) e voltou a perder um Mundial pelo não apuramento para o França98 (Artur Jorge, Rui Costa vs Marc Batta, o penalty de Oceano na Letónia e a derrota com a Ucrânia da dupla teen Sheva/ Rebrov). Apurado para o Coreia Japão, e no auge da sua forma, lesionou-se no Real Madrid e nem devia ter ido. Foi, forçou, mas Portugal, de Oliveira, foi uma desilusão. Isto para dizer o quê? Embora Figo seja o homem dos Europeus (3 excelentes torneios!!!) faltava-lhe este para a coleção. Desta vez, esteve ao seu melhor. Parabéns!
4. No geral, além de Figo, Estiveram em grande plano Maniche, Petit, Ricardo, Ricardo Carvalho, Miguel e Meira. Se quisermos um pódio, talvez eleja Maniche, Figo e Ricardo Carvalho. Depois os outros em pé de igualdade. Abaixo do esperado Deco. Depois, uma série de boas prestações como Simão, C. Ronaldo ou Valente.
5. Scolari foi enorme. Julgando pelos resultados, já é único. E para continuar.
6. Globalmente, a Itália teve um campeonato à sua imagem. Era para jogar à italiana, então ninguém melhor que eles. A roubar, a forçar, num futebol cínico e provocador. Numa palavra, mafioso. Mas com estilo. E que grandes jogadores! Buffon, Cannavaro, (sem Nesta...), Gatuso, Pirlo, Zambrotta., o mago Del Piero (quem é o Totti!?) . fabuloso. Merecido prémio.
7. O meu onze: Buffon, Miguel, Canavaro, Carvalho, Abidal, Pirlo, Vieira, Zidane, Figo, Podolsky e Torres. Referência para Joe Cole, Klose, Koller (azarado!), João de Angola e Maxi Rodriguez. Mas em abono da verdade vi muito pouco do Mundial para ir buscar muitos mais....
8. Benfica. Começada a nova época vamos lá a ver se a gente se entende. Fernando Santos quer jogar em 4-4-2, sem extremos. Ok, muda-se o esquema e ensina-se o pessoal a defender doutra forma. Quer ter Rui Costa no vértice ofensivo. Muito bem. O seu oposto. será Katsouranis. A defesa nem precisa inventar. Nelson, Rocha, Andersson, Luisão e Leo dão bem conta de uma época. Na frente Miccoli tem cativo. Faltam então três homens. Um médio interior esquerdo, um médio interior direito e um ponta de lança. Falta ainda “encaixar” Petit, Karagounis e Nuno Gomes. Trigo limpo será jogar com estes. Mas aí Petit só destroi e Karagounis só constroi. Compensam-se? Talvez. Mas não me parecem ser suficientes para ganhar um campeonato. E depois, há Nuno Gomes, que já não chega. Sobre quem falta falar? De Simão e Manuel Fernandes! Encaixariam eles neste esquema ? Penso que sim. Com maior disponibilidade fisíca, compensando melhor que sobe? Certamente, fizeram carreira disso. Mas se vão sair, têm de vir dois (ou um) de igual valia, de iguais caracteristicas. Para a frente há ainda Marcel, Mantorras, Manduca, Manu e Paulo Jorge. Mas falta um. Um mesmo bom.
9. E o mercado? Abaladíssimo pelo Calciocaos, todos os gigantes europeus (leia-se pessoal com dinheiro) estão à espera de tubarões quase de borla. Para quê dar 20 milhões por Simão quando Zambrotta ou Camaronesi são à pala? E Ricardo em vez de Buffon? Pois...e nesta espera não há dinheiro para loucuras. Lá mais para o cortar da fita, em finais de Agosto, talvez tenhamos novidades Veiga, daquelas que o representante do notário vai esperar ao aeroporto.
10. E quem é que eu queria ver na Luz? Descartado Maniche (era o ideal!), há muita gente. Arca (sunderland desceu, deve ir para o Espanhol), Rochemback, Hugo Viana, Gabri, Chiumento (Juve!), ou brasileiros de valor.
11. Os rivais. Excelente o Sporting, a contratar cirurgicamente, sem grandes loucuras, para as posições que precisava. Vamos lá a ver se não saiem cepos ou já ultrapassados....O FC Porto intriga-me. Só contratou merda. Mas nunca fiando...e ninguém saiu!!
12. Em jeito de despedida, todos a caminho de Coimbra, para o acontecimento social do ano II, o segundo Hélder!!!

Um grande abraço,
Guifes

4 comentários:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

best regards, nice info keywords business cards cholesterol++care+and+treatment