sexta-feira, abril 07, 2006

Barça 2 Benfica 0, o futuro... e já amanhã.

1. O resultado foi justo na soma das duas mãos. O Barcelona passa com mérito e o Benfica fica-se sem surpresa.
Olhemos para a frente.
Com 5 jogos por jogar em 05/06, e nas vésperas de um Mundial, o que têm para disputar os encarnados? Antes de mais, o acesso à pré-eliminatória da CL. Com o Braga a 5 pontos torna-se imperioso manter o terceiro lugar até ao fim, sabendo que faltam seis pontos de alto risco (Nacional e Boavista fora!).
Para já, na ressaca de Camp Nou, fica a ideia que para R. Rocha a época já terminou. E se esse o diz, provavelmente, Simão, Luisão, Miccoli, Mantorras, Petit, Manel e outros que tais, não o dizendo, já têm a cabeça metade no Mundial (e Europeu), outra metade na possibilidade de sairem para outros voôs. Há que fazer ver aos rapazes que não é assim. Essa é a tarefa de Koeman e Veiga.
Depois, há a questão das dispensas e contratações. Quem vai pagar as favas de uma época mediana internamente? Quim, para não variar? Veiga, pelo que fez no Inverno? Koeman? Para mim, era meio fácil (meio porque me basta falar!): Simão, Moretto, A. Luiz, Amoreirinha, R.Rocha, P. Almeida, Beto, Everson, Karyaka, Nuno Assis, Manduca, M. Ferreira, L. Robert, Marcel, Karadas, Zé Rui, Carlitos e outros do género saíam dos quadros do clube. São (mais de) 18 jogadores, outros tantos ordenados, alguns dos quais bem altos, que dariam lugar a apenas 7. Para que posições? Ora bem, cá vai!
Um lateral esquerdo, que por estar no plantel para ser suplente de leo, bem pode ser um míudo, por exemplo, Tiago Gomes, de quem tão bem dizem! Se não Miguelito, Arca, Nuno Valente ou Jorge Luiz. Um médio defensivo, que faça o upgrade a Petit, ou pelo menos, a Beto. Há que investir, claro está. Jarosik, A. Madrid ou P. Mendes são boas alternativas ao brasileiro. Depois, um concorrente a Manuel Fernandes e um número 10. E estes sim, terão que ser jogadores de classe, de técnica apurada, que façam a diferença, porque é nos números 8 e 10 que começa o futebol. Quem? Gabri, Gravesen, Heinz, D' Alessandro, Kallstrom, Daniel Carvalho, ou os conhecidos Rui Costa, Rochemback, Carlos Alberto, Hugo Viana, Maniche ou ainda a esperança mundial Mascherano. Cá dentro Zé Pedro, Lucas, Fábio Felício ou Hugo Leal mas não me parecem senão suplentes do Manel e do Karagounis. E há sempre Diego Souza.. De todos estes, venham dois! Mais ainda, um extremo esquerdo que substitua Simão. Edgar, Boa Morte, Cesinha, Zenden, Luque, Wilhessom ou Maciel. Haverá sempre Manu e, em última análise, Hélio Roque. Finalmente, um ponta de lança. Mas mesmo daqueles que marcam golos como Iaquinta, Morientes, Pauleta, Lucarelli ou Julio Cruz.Ou então lancem um miúdo que já nem me lembro do último ponta de lança do benfica proveniente das escolas. O último a comprar é, indubitavelmente, Miccoli.
Ficaria assim o Benfica com Moreira, Quim e outro; João Pereira, Nelson, Luisão, Andersson, Fonte, Alcides, Leo, "Tiago Gomes"; Petit, "Pedro Mendes", Manuel Fernandes, "Maniche", Karagounis, "Rui Costa", Manu, "Edgar", Geovanni, "Iaquinta", Nuno Gomes, Miccoli e Mantorras. 24 jogadores, mais os miúdos. Um onze com Moreira, Nelson, Luisão, Andersson, Leo, Petit, Manuel Fernandes, "Maniche", "Rui Costa", Miccoli e "Iaquinta" com um banco com Quim, Fonte, P. Mendes, Karagounis, Edgar, Geovanni e Nuno Gomes.
2. Sporting - Porto.
Joga-se este sábado a "final" do campeonato. Em Alvalade, o Sporting de Paulo Bento mede forças contra o FC Porto de Adriaanse. Favoritos? Para mim, o Sporting! Mais consistente, mais eficiente, mais equilibrado tem tudo para ganhar este jogo e um campeonato que merece reclamar como seu. Subiu a pulso, ganhou 10 jogos seguidos (quase um terço do campeonato!), fez esquecer a 1ª volta menos boa e tem no seu onze força, qualidade, velocidade, maturidade e técnica. Do outro lado? Quaresma, Lucho, Assunção, Benny e pouco mais. Com um àrbitro isento, acho que o Sporting vai vencer e partir para os últimos 4 jogos na frente. Mais que não fosse, a ferida da semana 21 do ano passado ainda não fechou, e o Sporting merece sará-la.

Viva os bocadinhos do almoço de 2 dias, os minutos de espera pela Nica e a descontração de ser sexta.

Um grande abraço,

Guifes

PS: 30, tanto rancor. O homem é bom e pronto.

Sem comentários: