quinta-feira, julho 21, 2005

Continuação...

2. Sporting

Começando pelos rivais da capital.

Começando pelo fim da última semana da época passada (a fatídica semana 21), Peseiro foi o primeiro a enxaguar as lágrimas e a olhar em frente. Deixou sair gente importante que lhe barrava a emancipação como líder real do grupo, e entrou num calmo assentar das àguas, que passou por contratar pouco e analisar bem o que dispunha.

Da equipa do ano passado, Enak, Rui Jorge, Hugo Viana e Barbosa foram as saídas mais visiveis a quem se juntou Hugo, Mário Sérgio, Nicolae e mais um ou dois pouco importantes.

Assim sendo, e mantendo certamente o modelo, Peseiro vai agora assentar a equipa no lógico e não no experimental. Ricardo é titularíssimo, Rogério, Beto, Polga e Edson (grande reforço até agora!) são a defesa mais provável, Custódio, Moutinho, Rochemback e Carlos Martins fazem um meio campo muito bom fisíca, técnica e tacticamente, e na frente Douala e Liedson são intocáveis (ou eram até à chegada de hoje de Deivid). Tello, Paíto, (quem sabe se) Labarthe, Luis Loureiro, Sá Pinto (este ano mais centro campista), Deivid, Pinilla e Manoel fazem uma segunda linha efectiva mas, no meu entender, abaixo da 2ª linha do ano passado (talvez falte um sucessor de Barbosa). Faltam ainda contratações (um central e um esquerdino), é certo, mas creio que as melhores contratações vêm sempre da cantera lagarta. Nani é o nome de quem se fala este ano...

Com um começo de época muito exigente, o Sporting vai ter de mostrar bem cedo que é, no mínimo, igual ao melhor que fez no ano passado. Mas estou convencido que por estarem numa nau de qualidade reconhecida (que o ano passado só naufragou na praia) correm o "risco" de, caso embalem e passem as primeiras "ondas", fazer um ano em grande.

Aposto então, como já referi, em Ricardo, Rogério, Polga, Beto, Edson; Custódio, Rochemback, Moutinho, Carlos Martins; Liedson e Douala. No banco Tiago, (o tal central!), Labarthe, Tello, Sá Pinto, Deivid e Pinilla. Um excelente grupo, sem dúvida. Consistente? Regular? Logo veremos!

3. FC Porto

Os senhores do Norte ainda estão em testes.

O Sr. Adriaanse vai perdendo treinos e treinos na obrigação de escolher com quem conta. Depois de o fazer, vai ter practicamente um mês para fazer a equipa base com que vai atacar o campeonato e a CL.

Reforçadíssimos em todas as posições, os tripas vão ter de encontrar o esquema que melhor satisfaça dois requisitos: o muito que têm no plantel e o inevitávelmente muito que vão deixar muitas vezes de fora. Actuando em 4-3-3 (como o holandês exige!), Baía é certamente o dono e senhor da baliza azul até querer.Com Helton e Paulo Ribeiro à espreita. Na defesa Sonkaya, Jorge Costa, Ricardo Costa e Nuno Valente ou Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Leandro. Nenhum dos oito intimida per si. Pepe e Areias devem sair. No meio campo defensivo, Ibson, Sandro e Raul Meireles. Por ordem de chegada, sai o ex- Boavisteiro. E nenhum é extraordinário. Agora as pérolas para os outros dois lugares de meio campo: Diego, Jorginho e Lucho. E há ainda Leandro do Bonfim, Paulo Assunção e o menino Andersson! Com a recente notícia que Andersson ficará mais um ano no Grémio, pode até nem haver dispensas neste lote de 5. Para as alas (não esquecendo que Lucho tb encosta à direita) Alan e Quaresma à direita e Peixoto e Ivanildo à esquerda. Naturalmente sem dispensas, embora o conguito possa vir a ser emprestado. Isto porque Jorginho tb joga nas alas, se para isso for chamado. Lá na frente, o excedente! Postiga, Lisandro, Sokota e McCarthy devem ser os escolhidos mas é difícil mandar Hugo Almeida embora. Já Bruno Moraes é para esquecer!

Sendo assim Pepe, Areias, Raul Meireles, Ivanildo, Andersson, Hugo Almeida e Bruno Moraes devem ser os dispensados. Quem de 32 tira 7, fica com 25. Se ainda tiverem de sair mais (e não houver mais contratações), já não arrisco!

Para onze-base aposto, isso sim, em Baía, Sonkaya, Jorge Costa, Ricardo Costa, Leandro; Sandro, Lucho e Diego; Quaresma, Alan e McCarthy. No banco Helton, Bruno Alves, Ibson, Paulo Assunção, Peixoto, Postiga e Lisandro.

Ritmados, em forma, com alguma sorte, são de novo o alvo a abater e os meus favoritos ao campeonato.Espero estar enganado!

Um abraço,

guifes

Sem comentários: