segunda-feira, janeiro 14, 2008

16ª Jornada - BWin

De desilusão em desilusão, até ao desenlace final...


Sempre defendi q os contratos são para respeitar, sejam os meus, os dos jogadores, sejam os dos treinadores. Sempre o defendi com qq treinador, ainda mais com este q considero um treinador com enorme potencial, não só na questão técnico-táctica, onde há muito a aprender como é óbvio, como na questão motivacional, onde considero PBento um bom condutor de grupos, para mim uma característica quase tão essencial num treinador como dominar a vertente táctica.

Desta forma, e em coerência com as posições assumidas a favor de outros treinadores q passaram momentos difíceis em Alvalade, não estou de acordo quando a solução de todos os problemas do SCP sejam e residam na troca de treinador a meio da época. Q me lembre só com Inácio a pegar na equipa com a época em andamento é q existiram resultados e foi na 6ª jornada e com um forte e certeiro investimento em Janeiro.

Investimentos em Janeiro q deviam ter sido acautelados e pensados como plano B, no Verão passado e não agora q as coisas não correm bem...existem sempre imponderáveis e oportunidades de negócio q surgem na altura, mas deveria existir uma base de dados com alternativas (leia-se jogadores) e valores a despender. São necessários jogadores para entrar directamente na equipa e trazerem mais valias. Duvidas, haver se dá, adaptações ao clima e a um futebol estranho é muito difícil e jovens de fora da mística clubistica também dificilmente somaram ao grupo.


Desconfio q PBento esteja para se demitir, não só pelas pressões q circulam nas esperas nos parques de estacionamento, como na blogosfera, mas acima de tudo pq não está a conseguir passar a mensagem técnica e de motivação q se agudiza jogo a jogo.

Existem criticas a fazer e atenuantes ao PBento, em concreto e no meu ponto de vista, a não alteração ao modelo de jogo, quando Veloso não se consegue livrar da marcação q lhe movem, nomeadamente colocando Moutinho em dupla no centro e depois colocar Purovic a descair para as laterais expondo o montenegrino e retirando do local onde é mais valia, de cabeça na área. Q jogue com um ponta de lança, mas com mais apoio ao levezinho. Patrício; Abel, Polga, Tonel, Had; Veloso e Moutinho; Vukcevic, Izmailov e Romagnoli; Liedson. OU seja, a mesma equipa de ontem, mas com outro desenho. Onde andou ontem Moutinho na 1ª parte?

As atenuantes são o fraco investimento e jogadores de 2ª linha, com uma linguagem diferente e uma cultura diferente, e sem se assumirem consistentemente na equipa a não ser pelas lesões q nos afectaram de forma voraz.

Ainda existe muito a vencer este ano, como as Taças e fazer uma boa carreira na UEFA. Já o campeonato está perdido (o FCP arrisca-se a bater os recordes de diferença de pontos para o 2º classificado), mas o próximo jogo é uma óptima oportunidade para recuperar pontos e acima de tudo a força anímica q se eclipsou para as bandas de Alcochete/Alvalade.

Agora é vencer o Lagoa (se isto não acontecer, esta conversa toda deixa de fazer sentido e PBento não aguentará mais), o Beira-Mar ou o Penafiel em casa para Taça da Liga e o FCP para a retenção no campeonato em busca do 1º lugar dos últimos e dos milhões. Esse ainda está ao alcance...por enquanto.


PS - Adorei conhecer o Gonçalo e o seu penteado paternal e um forte abraço ao meu compadre e amigo Guifes q fez ontem anos e depois de lhe tentar ligar, deixei sms...
Parabéns Guifes...tudo de bom...

Abraços,

H

Sem comentários: