quarta-feira, maio 23, 2007

Temos Campeão...

Em primeiro lugar, segundo as regras da minha consciência, devo felicitar o campeão nacional pelo garante de mais um titulo no seu espólio...
Apesar de estar sempre em 1º lugar e de ter alcançado uma vantagem que indiciava uma 2ª volta de cumprir campeonato, não estou totalmente de acordo em relação à justeza do título. Claro que podem dizer que não vale a pena agora dissertar sobre isso, e o que já está, já está...mas para sonhar, divagar, especular e mais qq coisa acabada em ...”ar” é que este blog também serve...

Ao contrário do que vejo agora, após titulo, e apesar de simpatizar bastante com o Prof. Jesualdo, na forma de estar no futebol, na ponderação, na educação das suas ideias, (que contrasta claramente com a politica de confronto do FCP), entendo que tecnicamente trouxe muito pouco à equipa tripeira. Penso que o campeonato foi vencido, com uma base muito embebida de Adriaanse, apesar da alteração de modelo de jogo, em que se baseou fisicamente no trabalho do holandês, em termos físicos e na disciplina táctica que ele impôs no Dragão.

Entendo também que o modelo dos 3 centrais era mais exponenciador das características dos jogadores do FCP, nomeadamente Pepe, com libero/central pela sua rapidez nas dobras; PAssunção preponderante nos desequilíbrios tácticos a ½ campo, ora era mais um defesa sem bola, com mais um meio-campista a iniciar o ataque; a liberdade de Lucho para atacar a baliza contrária, aparecendo a concretizar; a cooperação da arte de Quaresma ao serviço do colectivo; o aproveitamento de Adriano, que Jesualdo ia desperdiçando...Valha o mérito de ter adaptado a equipa à ausência de Anderson, mas foi tudo muito sofrido neste final de época...

Apesar das vitórias morais não darem campeonatos, estou imensamente feliz e orgulhoso com a época do SCP, pois entendo que estamos no caminho certo. A necessidade urgente é manter os jovens jogadores e criar-lhes o hábito de jogar para ganhar e efectivamente ganhar. Sente-se o que o aroma das conquistas está próximo, (espera-se já no domingo, onde estarei a vibrar pelos miúdos), sabendo também que PBento tem um crédito imenso, mas a exigência para o próximo ano será maior e não vai admitir falhas como as poucas (diga-se) que ocorreram este ano (Aves, em Alvalade e na Luz com o SLB, Beira-Mar em Aveiro), porque as outras falhas não foram nossas (Leiria e Paços em casa) e essas não podemos controlar.
Foi bonito ver todo o estádio a cantar “...sou Sporting até morrer...” em pé, sabendo o resultado do Dragão, mas mesmo assim a massa adepta entende o valor que temos entre mãos e sabemos que vamos vencer num futuro muito próximo. Estes miúdos merecem, este treinador merece, esta direcção merece, estes adeptos também, no seu incessante apoio a este clube diferente de todos os outros...

O SLB cumpriu a sua obrigação de vencer a Académica, mas com um plantel curto, em quantidade e qualidade, com lesões em jogadores chave (ai a dependência) não aguentaram a ponta final dos rivais.

O campeonato divide-se em 3 partes diferentes: 1 volta de domínio do FCP, depois até Março com a recuperação do SLB (Torneio do Dubai ?) e depois com o domínio do SCP até ao fim, onde em 10 jogos, apenas empatou na Luz, quando no inicio da 2ª volta as análises ao que faltava jogar, apontava para um calendário muito complicado para os leões. O jogo do Dragão foi a prova para o próprio treinador e jogadores que mesmo não lhes sendo exigido o titulo (FSF queria antes de tudo o 2º lugar), tiveram a consciência do seu real valor e que com este era possível chegar ao titulo.

Para vencer um campeonato, terá que se partir na frente e no final não depender de ninguém...Ora o SCP fez exactamente o oposto...Convêm aprender com os erros, pois a próxima época é de tolerância zero. Não estou a dizer que se não vencermos, que o treinador deva sair (quem me dera que a mentalidade fosse para manter treinador por uns anos, como Fergunson)

Para depois ficará a análise às carências leoninas e às expectativas para a próxima época...SCP em Paris, ontem...Pauleta?

Venha a Taça...
Venham à APE.

Abraços,

Hélder

Sem comentários: