segunda-feira, maio 08, 2006

34ª Jornada - Era a última e as contas, por favor.

1. Ronald. O Sr. Koeman acaba de assinar a rescisão de contrato no intuito de seguir viagem até Eindhoven onde assumirá o cargo de treinador do grupo de trabalhadores da Philips. Este mesmo senhor conseguiu mais um ponto que o Sr. trap, exibindo mais ou menos o mesmo futebol, com mais ou menos os mesmos jogadores e mais ou menos a mesma equipa. o Mais, a CL, o menos, o campeonato. O mais, Miccoli, Nelson, Leo e Andersson (sem dúvida!!!), o menos Robert, Moreto, Karyaka e mais uns quantos. O mais, conseguir cinco e sete vitórias consecutivas, o menos, tantos pontos perdidos com os pequenos e, obviamente, tanta confusão táctica. Agora vai, como veio. Ronald Koeman ficará como Ronald Macdonald. A primeira impressão foi má, depois até começou a saber bem, mais tarde começou a enjoar, passou a enojar, até ontem, quando já não se suportava sequer o cheiro. Mas ninguem lhe tira o show de Liverpool, o do Dragão e os jogos com Barcelona, Porto e Man. Utd em casa. E a Supertaça!
2. O Benfica. Vindo de um crescendo classificativo dos últimos anos, o meu Benfica teve esta temporada uma recaída. Há custa de quê? No meu entender a CL não justifica tudo, embora o cansaço e a falta de concentração para jogos "menores" se tenha feito sentir. Azar com as lesões, a "saída" anunciada e travada do mais talentoso jogador do benfica, um janeiro horrível e a enorme falta de jeito de Koeman para impor um esquema, um onze, um sistema.
3. O FC Porto. Assente numa das melhores estruturas da europa o Porto está destinado a ganhar quando os outros derem uma abébia que seja. O Sporting teve peseiro, o benfica foi igual a si mesmo. Nestas condições, o Porto ganhará sempre. Mesmo com um treinador confuso, muitas vezes hesitante e outras tantas enganado, o Porto conseguiu com o talento de Quaresma, Lucho e mais 9 o que não havia conseguido no ano passado (mas por muito pouco!)
4. o Sporting. Paulo Bento foi uma surpresa. Mais que isso, uma lufada de ar fresco. Impõs rapidamente a sua equipa, libertou o balneário de algumas pedras no sapato (Beto, especialmente), recuperou a mística, e por muito, muito pouco não foi feliz...por um penalty nas Antas e por um lateral mal substituido em Alvalade. Em cima disto, não tropeçou no "pelo menos o 2º lugar!" A questão é: e Peseiro, falhou por mais? Não. Só não "falava" o futebolês que Bento fala .Em 06/07, Paulo Bento passa a não ter muito mais margem, por muito que agora seja o mais indiscutivel de alvalade.
5. Guimarães e Belenenses. Os dois históricos descem à 2ª com todo o "mérito". O primeiro porque tinha um plantel desiquilibradíssimo, que perdeu a primeira volta nas rodas da UEFA (atenção Nacional!) e depois andou de ânsia em ânsia, com o mais pretensioso e arrogante dos treinadores em Portugal a anunciar-se como o Messias que acabou por só fazer merda e ganhar ao benfica (duas vezes!). o segundo porque foi burro e não resolveu a tempo...foi acreditando na sorte e ela faltou-lhe.
6. V. Setúbal, Marco, Ovarense, Barreirense. perante este elemento generalizado no futebol português, o das falências, não me surpreenderia que o Setúbal acabasse por descer administrativamente (pelo menos devia!). Quanto aos outros, devem fechar as portas. Já o Barreirense está à nossa espera, venha essa proposta de sócio!
7. Bons jogadores no nosso campeonato. Tenho dificuldade em apontar jogadores com perfil de reforço para qualquer um dos grandes. Muitos falam em Saganowsky, Benachour, João Paulo, Miguelito, Diogo Valente, mas a nenhum revejo um talento superior aos que há em Sporting, Porto ou Benfica
8. Denilson está em free transfer, tal como Robert Pires e, practicamente, Rui Costa.
Um grande abraço,
Guifes
PS: até sábado!

Sem comentários: